A oração foi tornada obrigatória em Makka, por volta de três anos antes da Hégira, e se deu na noite da ascensão do profeta, quando Allah Se dirigiu a Seu mensageiro e ordenou-lhe a sua prática.
O Alcorão e a Sunna, em várias passagens, mostram a importância dessa adoração e advertem àqueles que a deixam de lado com um severo castigo.
Diz Allah, o Altíssimo:
قَدْ أَفْلَحَ ٱلْمُؤْمِنُونَ ١
ٱلَّذِينَ هُمْ فِى صَلَاتِهِمْ خَـٰشِعُونَ ٢
وَٱلَّذِينَ هُمْ عَنِ ٱللَّغْوِ مُ عْرِضُونَ ٣
وَٱلَّذِينَ هُمْ لِلزَّكَوٰةِ فَـٰعِلُونَ ٤
وَٱلَّذِينَ هُمْ لِفُرُوجِهِمْ حَـٰفِظُونَ ٥
إِلَّا عَلَىٰٓ أَزْوَٰجِهِمْ أَوْ مَا مَلَكَتْ أَيْمَـٰنُهُمْ فَإِنَّهُمْ غَيْرُ مَلُومِينَ ٦
فَمَنِ ٱبْتَغَىٰ وَرَآءَ ذَٰلِكَ فَأُو۟لَـٰٓئِكَ هُمُ ٱلْعَادُونَ ٧
وَٱلَّذِينَ هُمْ لِأَمَـٰنَـٰتِهِمْ وَعَهْدِهِمْ رَٰعُونَ ٨
وَٱلَّذِينَ هُمْ عَلَىٰ صَلَوَٰتِهِمْ يُحَافِظُونَ ٩
É certo que prosperarão os fiéis,
Que são humildes em suas orações.
Que desdenham a vaidade
Que são ativos em pagar o zakat.
Que observam a castidade,
Exceto para os seus cônjuges ou cativas - nisso não serão reprovados.
Mas aqueles que se excederem nisso serão os transgressores.
Os que respeitarem suas obrigações e seus pactos,
E que observarem as suas orações,
E diz:
فَإِذَا قَضَيْتُمُ ٱلصَّلَوٰةَ فَٱذْكُرُوا۟ ٱللَّهَ قِيَـٰمًۭا وَقُعُودًۭا وَعَلَىٰ جُنُوبِكُمْ ۚ فَإِذَا ٱطْمَأْنَنتُمْ فَأَقِيمُوا۟ ٱلصَّلَوٰةَ ۚ إِنَّ ٱلصَّلَوٰةَ كَانَتْ عَلَى ٱلْمُؤْمِنِينَ كِتَـٰبًۭا مَّوْقُوتًۭا
E quando tiverdes concluído a oração, mencionai Deus, quer estejais de pé, sentados, ou deitados. Porém, quandoestiverdes fora de perigo, observai a devida oração, porque ela é uma obrigação, prescrita aos fiéis para ser cumprida emseu devido tempo.
E diz:
فَوَيْلٌۭ لِّلْمُصَلِّينَ ٤
ٱلَّذِينَ هُمْ عَن صَلَاتِهِمْ سَاهُونَ ٥
Ai, pois, dos praticantes das orações,
Que são negligentes em suas orações,
E diz:
E diz ainda:
E disse o mensageiro de Allah: “Entre o homem e o politeísmo e a incredulidade está o abandonar a oração” (1).
E também: “O limite entre o que nos separa deles é a oração, e aquele que a abandona se torna um incrédulo” (2).
E ainda: “Aquele que perder uma oração é como se tivesse perdido toda a sua família e todos os seus bens” (3).
Quando interrogado acerca da melhor das ações, disse o profeta: “A oração realizada dentro do seu prazo” (4).
Disse também o mensageiro: “A primeira coisa pela qual o homem será interrogado no dia do juízo final será a oração” (5).
A oração é o segundo pilar do Islam e a chave do paraíso.
É a comunicação direta entre o homem e Allah , é o momento em que ele se entrega de corpo e alma nesse ato.
A verdadeira oração não é só recitações e movimentos mecânicos, mas é um período em que se deve ter consciência de que se está diante do Criador, se comunicando com Ele, deve-se analisar o significado dos versículos recitados, trazendo cada vez mais para si a presença de Allah, devendo haver uma entrega total.
Allah ordenou que se praticasse a oração cinco vezes ao dia, como uma forma de purificação espiritual.
Nenhum homem está livre de cometer pecados e cada oração serve para apagar os pecados cometidos no intervalo entre elas, desde que se afastem dos pecados grandes.
Disse o profeta: “Se acaso houvesse um rio na porta de algum de vocês, e essa pessoa se lavasse nesse rio cinco vezes ao dia, acaso sobraria alguma sujeira no seu corpo? Seus companheiros responderam: não. Então ele disse: o mesmo acontece com as cinco orações, com as quais Allah apaga os pecados”(6).
E disse também: “Allah possui anjos que chamam a cada oração: Ó filhos de Adão, levantem-se para o fogo que vocês acenderam e apaguem-no” (7). E disse ainda: “As cinco orações e a oração de sexta-feira apagam os pecados cometidos nesse intervalo, desde que não sejam pecados grandes”(8).
Allah colocou como condição necessária para a prática da oração a higienização do corpo, da roupa e do local da oração.
Foi recomendado também ao muçulmano ir às mesquitas bem vestido, perfumado, sem nenhum odor que possa vir a incomodar as outras pessoas.
Então, como a oração se repete cinco vezes ao dia, o muçulmano deve estar sempre limpo e embelezado.
Diz Allah, o Altíssimo:
E diz:
E diz ainda:
E disse o profeta (Que a paz esteja com ele): “Em verdade Allah é bom e ama a bondade, é puro e ama a pureza” (9).
E disse: “Se não fosse o medo de tornar um fardo para a minha nação, também lhes teria ordenado escovar os dentes a cada oração” (10).
A oração no Islam é também um meio de se levar uma vida saudável, pois o muçulmano levanta cedo para realizar a primeira oração, que é constituída de uma série de movimentos, como agachamentos, flexões do braço, alongamento das costas e das pernas, a caminhada em direção à mesquita, entre outros.
Esses exercícios feitos cinco vezes por dia evitam que o muçulmano leve uma vida sedentária.
A oração trabalha a memória, já que o muçulmano dentro da oração recita os versículos que ele tem memorizado do Alcorão, trabalha o raciocínio, pois exige que o muçulmano reflita sobre as palavras que ele está pronunciando e trabalha a concentração, uma vez que ele se dedica por inteiro a esse ato.
E, para que isso aconteça, ele deve estar compenetrado, fazendo com que, dessa forma, o muçulmano esteja sempre exercitando as funções cerebrais, o que previne o surgimento de deficiências em decorrência da idade.
No momento em que o muçulmano inicia a oração e se entrega por inteiro àquele ato, ele toma consciência de que Allah é maior que tudo o que lhe aflige, alcançando a tranquilidade, a segurança emocional, relaxando o corpo e a mente, o que ameniza a pressão do dia a dia.
Ele se queixa ao Criador e pede o Seu auxilio.
Nesse desabafo, ele já põe para fora parte da sua angústia e se sente mais forte para assim poder seguir adiante, enfrentando as dificuldades de frente.
E nesse mundo agitado e estressante em que vivemos, essa pausa para a oração serve para repor as energias, a fim de se prosseguir na batalha diária com mais disposição e concentração.
Não é à toa que Allah, o Altíssimo, diz:
E diz:
E dizia o profeta: “Faça-nos relaxar com a oração, ó Bilal” (11).
E narra-se que, toda vez que algo afligia o profeta, ele ia orar.
A oração atua como um reforçador na mudança do comportamento.
Ela enche o orador com uma força que o ajuda a não incorrer em pecado e o leva a seguir todas as ordens do Criador, impulsionando-o a cumprir com as suas obrigações e a respeitar os direitos dos outros.
Ela nutre no ser humano a consciência de que ele está sendo observado por Allah a todo o momento, o que lhe serve de estímulo para se manter na senda reta.
Diz Allah, o Altíssimo:
E diz:
Logo, se determinados orantes possuem desvios de caráter e de comportamento, é porque as suas orações não são feitas em sua plenitude, de corpo e alma, não passam de movimentos realizados mecanicamente.
Em contrapartida, quando a pessoa abandona a prática da oração, ela acaba sendo dominada pelos seus impulsos e acaba se desviando do caminho e, consequentemente, se torna merecedora do castigo.
Diz Allah, o Altíssimo:
E diz:
A oração é obrigatória para o/a muçulmano/a que tenha alcançado a puberdade e que esteja gozando de perfeita saúde mental.
Horário das orações