O Oração do Eid

Orações do Eid

A oração do Eid é fortemente recomendada e é uma tradição importante no Islam, da qual o Profeta jamais se descuidou. Foi narrado que ele ordenou homens, mulheres e crianças a realizarem a oração do Eid. Até as mulheres menstruadas são estimuladas a participarem do Eid, mas devem manter-se afastadas do verdadeiro local de oração.

Preparação para a Oração do Eid

É altamente recomendável fazer a ablução maior (banho completo ou ghusl), vestir as mais belas roupas e usar os melhores perfumes. O Profeta costumava fazer assi. Há uma tradição que diz que a pessoa deve comer algo, de preferência tâmaras, antes de ir para a oração do Eid ul Fitr e não comer nada antes da oração do Eid ul Adha.

Hora da Oração

O momento para o Eid Al-Adha é quando o sol tenha se levantado a dois metros acima da linha do horizonte e para o Eid Al-Fitr é quando o sol esteja a três metros acima da linha do horizonte. As orações do Eid não podem ser proferidas após o meio-dia.

Local

O melhor é realizar as orações do Eid em local ou chão aberto desde que não haja empecilho, tais como chuva ou mau tempo. O Profeta jamais fez as orações do Eid dentro da mesquita, exceto uma única vez devido à chuva.

Sem Azaan, sem Iqamah

Não há Azaan nem Iqamah para as orações do Eid.

Realização das Orações do Eid

As orações do Eid consistem de duas rak’a com doze takbir (Allahu Akbar), sete na primeira rak’a e cinco na segunda. Na primeira rak’a, logo após o takbiratul Ihram, dizer sete takbir levantando as mãos em cada uma e quando acabar as takbir continuar com a oração da forma usual (ler al-Fatiha e uma surata em voz alta). No começo da segunda rak’a, dizer cinco takbir da forma usual. Não há um Dhikr especial entre takbir – pode-se dizer Subhanalla Walhamdu Lillahi Wa Laa Ilaha Illallahu Wallahu Akbar.

Khutba

Depois do salat, o imam deve proferir a khutba como os sermões das sextas-feiras. No entanto, imam Nawawi e outros sábios dizem que a khutba do Eid não é dividida em duas partes com um período para sentar entre elas.

A volta para casa

Ao voltar para casa após o salat, recomenda-se tomar um caminho diferente daquele que foi tomado para dirigir-se à oração.

Takbir

Recomenda-se fortemente repetir em voz alta (a) Allahu Akbar a caminho do salat e enquanto se espera pelo imam;(b) repetir Allahu Akbar, Allahu Akbar, La ilaha illa Allahu, wa Allahu Akbar, wa lillahi-l-hamd após cada oração congregacional, começando com o fajr (a oração do amanhecer) no dia de Arafat (nono dia do mês Dhul Hijja), até o ‘asr (oração da tarde) no último dos Dias de Tashriq (o décimo terceiro dia de Dhul Hijja). Para os peregrinos, o começo é o dhur (oração do meio-dia) do Dia de Nahr (décimo dia de Dhul Hijja). Está claro que este takbir se aplica somente ao Eid ul Adha, enquanto o primeiro se aplica a ambos.

Zakatul Fitr

Zakatul Fitr é obrigatório para todo muçulmano, seja homem ou mulher, adulto ou criança. Deve ser pago e distribuído antes da oração do Eid. Todos que tiverem economias que ultrapassem a alimentação de sua família e a própria por um dia e uma noite, deve doar por si e por todos a quem ele cuida. Zakatul Fitr significa purificar o jejum (saum) e fazer com que todos na sociedade fiquem felizes e satisfeitos – ricos e pobres igualmente –, assim ninguém deve passar fome neste dia. Ele é um exemplo magnífico da justiça social abrangente no Islam.

O sacrifício do abate (udhhiya)

Udhhiya, ou o sacrifício do abate no Eid ul Adha, é uma tradição fortemente recomendada. Mostra que o muçulmano é um servo comprometido com Allah, obediente a Ele e está sempre pronto a sacrificar tudo, até mesmo a própria vida, em nome de Allah. Udhhiya é uma representação e recordação do grande sacrifício que o Profeta Abraão submeteu a Deus, quando esteve pronto a sacrificar seu próprio filho, Ismael, para atender à ordem de Allah Todo Poderoso.

São as seguintes as condições essenciais para o sacrifício:

  1. O nome de Allah (Bismillahi Allahu Akbar) deve ser dito enquanto se mata o animal;
  2. Udhhiya não pode ser feito antes da oração do Eid. Deve ser feito imediatamente depois das orações ou nos três dias após o Eid: Dhul Hajj 11, 12, 13;
  3. Udhhiya pode ser um bode, um carneiro, uma vaca, um touro, um búfalo ou um camelo, de qualquer sexo. O animal prenhe não deve ser abatido. Sete pessoas podem partilhar quatro animais;
  4. A carne do animal abatido deve ser dividida em três partes. É fundamental que um terço da carne seja doada ao pobre e ao necessitado como presente. Um terço deve ser dado a amigos e parentes e o restante deve ficar para a própria pessoa;
  5. Para aquele que pretender fazer o abate, é parte da sunnah não raspar o cabelo ou aparar as unhas após a lua do mês Dhul Hajj ser vista e até a hora do abate (Sahih Muslim).

A alegria nos dias de Eid

O Islam nos recomenda apreciar a vida com todos os meios lícitos de satisfação. O espírito islâmico de alegria e fraternidade se torna mais evidente principalmente no período do Eid. Deste modo, o Islam nutre as aspirações espirituais da humanidade juntamente com suas capacidades físicas. Nesses dias, todos devem se sentir felizes com suas esposas, filhos, irmãos e irmãs muçulmanos. Devem mostrar consideração mútua trocando presentes, trazendo um sorriso no rosto e expressando amor e afeição sinceros para mostrar os laços de verdadeira fraternidade que provém da crença em Allah. Todos os muçulmanos devem guardar sentimentos fraternais em seus corações uns pelos outros, evitar falar pelas costas, acusar uns aos outros e provocar a desorganização na comunidade muçulmana. Estes são dias em que devemos glorificar os símbolos de Allah e observar Seus sinais para ter compaixão em nossos corações.

E Allah Sabe Melhor.

الله أعلم

Horário das orações

  • Fajr:
  • Alvorada:
  • Dhuhr:
  • Asr
  • Maghrib:
  • Isha:
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