Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso
Deus seja louvado, Senhor do Universo. Que a paz e as bênçãos estejam com Muhammad, o último dos profetas e mensageiros e sobre sua família e companheiros estimados.
O Hajj é uma das melhores formas de adoração e é uma dos atos mais sublimes e um dos maiores pilares do Islam, que Allah enviou através de Muhammad .
Sem o Hajj, a religião dos Seus servos é incompleta.
Uma forma de adoração só é aceitável se as seguintes condições são verdadeiras:
Que seja dedicada a Allah, com o anseio pela vida depois da morte.
Não pode ser praticado com a intenção de ser visto pelos homens ou de receber ganhos materiais.
Quando o exemplo do Profeta, em palavras e atos, é seguido, o que só pode ser alcançado com o conhecimento da Sunnah.
O peregrino veste o Ihram para a Umrah somente durante os meses do Hajj, ou seja, quando ele chega a Meca, faz o Tawaf e Sa’i para Umrah.
Em seguida, faz a barba ou prende o cabelo.
No dia do Tarwiya, que é o 8° do mês Dhul-Hijjah, ele veste seu Ihram somente para o Hajj e cumpre todo o seu ritual.
O peregrino veste o Ihram somente para o Hajj.
Quando ele alcança Meca, faz oTawaf na chegada e o Sa’i no Hajj.
Não faz a barba ou prende os cabelos, pois ele ainda não retirou o Ihram.
Pelo contrário, ele permanece com Ihram, mesmo depois de jogar as pedras em Jamrah Al-Aqaba, no dia do ‘Eid.
Ele pode adiar Ele tem a permissão de adiar oSa’i para o Hajj até depois de seu Tawaf.
O peregrino veste o Ihram tanto para a Umrah como para o Hajj ou, então, veste oIhram primeiro para a Umrah e, em seguida intenciona o Hajj antes do seu Tawaf pelo Hajj.
As obrigações daquele que faz Ifraad são as mesmas que as daquele que faz o Qiran, sendo que este último deve sacrificar um animal ao passo que o primeiro não é obrigado.
A melhor das três formas é oTamattu’.
É a forma que o Profeta orientava seus seguidores.
Mesmo que o peregrino intencione fazer o Qiran ou o Ifraad, ele tem a permissão de mudar suas intenções para o Tamattu’, mesmo que tenha feito o Tawaf e o Sa’i.
Quando o profeta fez Tawaf e Sa’i com seus compenheiros, no ano da Peregrinação da Despedida, ele ordenou a todos aqueles que tinham sacrificado animais que mudassem suas intenções do Hajj para a intenção da Umrah, cortassem os cabelos e tirassem o Ihram até oHajj.
Ele disse “Se eu não tivesse trazido o animal para o sacrifício eu teria feito o que ordenei a vocês.”
Se, do ponto de vista ritual o peregrino quiser ficar puro para a Umrah, deve tirar sua roupa e banhar-se como faz após o ato sexual, se oportuno.
Ele deve perfurmar sua cabeça e barba com o melhor óleo que puder encontrar.
Não há mal se ficar alguma coisa depois do Ihram.
Banhar-se para o Ihram é Sunnah tanto para o homem como para a mulher, inclusive para as que estiverem menstruadas ou em período de resguardo pós-parto.
Depois do banho e de se preparar, o peregrino, diferentemente da mulher menstruada ou de resguardo, faz a prece obrigatória se estiver na hora.
De outro modo, ele intenciona fazendo as duas rak’ahs previstas na Sunnah, que são feitas cada vez que o Wudu é feito.
Quando terminar sua oração, ele deve dizer: “Eis-me aqui para a Umrah, eis-me aqui, ó Allah, eis-me aqui. Eis-me aqui, Vós não tendes parceiros. Eis-me aqui. Certamente que são Vossos todos os louvores, indulgências e soberania e Vós não tendes parceiro.” (conhecido como o talbiyah).
O homem levanta sua voz ao dizer essas palavras e a mulher as diz de modo a que só a pessoa que estiver ao seu lado possa ouvi-las.
Aquele que estiver em Ihram deve dizer o talbiyah tanto quanto possível, principalmente quando os locais e os períodos mudam.
Por exemplo, quando subindo ou descendo durante a viagem, ou quando o dia ou a noite se aproximam.
Ele também deve suplicar a Allah por Sua satisfação, pelo Céu e buscar proteção na misericórdia de Allah contra o Inferno.
A pessoa deve dizer o talbiyah durante a Umrah, começando no momento em que coloca seu Ihram até começar o Tawaf (em torno da Caaba).
Durante o Hajj, a pessoa deve dizer isto, começando no momento em que veste seu Ihram até começar a jogar as pedras em Jamrahal-Aqabah, no dia da ‘Eid.
Quando o peregrino entrar na Mesquita Sagrada, deve colocar primeiro o pé direito e dizer:
“Em nome de Allah e que a paz e as bênçãos estejam com o Mensageiro de Allah. Ó Allah, perdoe meus pecados e abra para mim as portas de Vossa misericórdia. Eu procuro refúgio em Allah, o Todo Poderoso, e em Seu Nobre Rosto e em Sua Eterna Soberania contra o amaldiçoado Satanás.”
Em seguida, ele se aproxima da Pedra Negra, toca-a com sua mão direita e a beija.
Se isto não for possível, ele deve olhar a Pedra Negra de frente e apontar para ela.
É melhor não empurrar, evitando machucar as pessoas ou ser machucado por elas.
Quando tocar a Pedra (ou apontá-la) o peregrino deve dizer o seguinte:
“Em nome de Allah, Allah é o Maior (Bismillah, Allahu Akbar). Ó Allah, com fé em Vós, crença em Vosso Livro, lealdade a Vós, submissão ao caminho de Vosso Profeta Muhammad ”
O peregrino deve caminhar tendo a Caaba à sua esquerda.
Quando alcançar o Rukn al-Yamani (o Canto Yamani), deve tocá-lo (se conseguir) mas não beijá-lo, e dizer:
“Nosso Senhor, concedei-nos o bem nesta vida e o bem na outra e livrai-nos da punição do Inferno. Ó Allah, imploro por Vosso perdão e saúde nesta vida e na outra.”
Cada vez que ele passar pela Pedra Negra, deve dizer: “Allah é o Maior (Allahu Akbar).”
Durante o restante de seu Tawaf, ele pode dizer as súplicas que lhe derem prazer, fazer a recordação de Allah e recitar o Alcorão.
Isto porque o Tawaf, Sa’i e as pedras de Jamrah foram ordenadas com o propósito da recordação de Allah.
Durante o Tawaf, é necessário que o homem faça duas coisas:
Al-Idhtebaa’: É feito desde o início do Tawaf até o final.
Al-Idhtebaa’ significa colocar a metade superior da vestimenta (rida’) sob o braço direito e jogando a parte final sobre o ombro esquerdo.
Quando terminar de fazer o Tawaf, ele pode trazer a parte superior da vestimenta (rida’) para o estado original, porque o Idhtebaa’ é só durante o Tawaf;
Ar-Raml durante as três primeiras voltas;
Ar-Raml significa apressar o caminho com pequenas passadas.
Nas quatro últimas voltas, o peregrino deve caminhar em passo normal.
Ele reza duas pequenas raka’ahs, o mais próximo possível, atrás do Maqam Ibrahim, Durante a primeira raka’at, ele recita a surata al-Kafirun (capítulo 109) e durante a segunda, a surata al-Ikhlas (capítulo 112).
Quando completar as duas raka’as, ele retorna à Pedra Negra e a toca, se possível.
Ele sai do local de Sa’i (a mas’aa) e quando se aproximar de As-Safa, recita:
Ele sobe As-Safaa até que seja capaz de ver a Caaba.
De frente para ela e levantando as mãos, ele louva a Allah e faz súplicas de sua preferência.
O Profeta rezava assim:
“Não há outra divindade senão Allah somente” três vezes, fazendo suas súplicas entre cada etapa.
O peregrino desce As-Safaa e se dirige para Al-Marwah em passo normal até alcançar a marca verde.
Então, ele prossegue rápido até a próxima marca verde.
Daí ele continua em direção a Al-Marwah em passo normal.
Quando a alcancar, ele desce, de frente para a Qibla, levanta as mãos e repete o que disse quando estava em As-Safaa.
Ele desce Al-Marwah, olhando de frente As-Safaa e tomando cuidado para caminhar nos locais designados e apressar o passo quando tiver a orientação.
O peregrino continua com este procedimento até que complete sete voltas.
Ir de As-Safaa a al-Marwah corresopnde a uma volta e retornar a uma outra volta.
Durante seu Sa’i, ele pode fazer as súplicas que desejar, recitar o Alcorão e recordar Allah .
Em complemento ao Sa’i, ele raspa a cabeça.
A mulher deve aparar o cabelo no comprimento de um dedo.
Raspar é preferível, exceto quando o Hajj está perto e não há tempo suficiente para que ele cresça de novo.
Neste caso, é melhor aparar o cabelo para que reste algum cabelo que será raspado durante o Hajj.
Com isto, completa-se a Umrah.
Neste ponto, o peregrino pode vestir suas roupas comuns, perfumar-se e manter relações sexuais com seus cônjuges, etc.
Na manhã do oitavo dia do mês Dhul-Hijjah, o peregrino se purifica mais uma vez, banhanhdo-se como fez antes da ‘Umrah, no lugar onde ele vai permanecer, se for conveniente.
Ele coloca seu Ihram e diz:
“Aqui estou para o Hajj. Aqui estou, ó Allah, aqui estou. Aqui estou. Vós não tendes parceiro. Aqui estou. Certamente são vossas todas as bênçãos e soberania e Vós não tendes parceiros”. (Este é o Talbiyah).
Se recear que algo possa impedi-lo de completar o Hajj, ele deve apresentar uma condição quando intencionar, dizendo:
“Se eu for impedido por qualquer obstáculo, o local do término será aquele em que eu parar.”
Se ele não tiver esse receio, não precisa firmar essa condição.
O peregrino vai a Mina e reza as 5 orações lá, encurtando as orações de 4 unidades para 2 unidades cada, sem juntá-las (por exemplo, rezar cada oração de 4 unidades como se fosse de 2 unidades, no tempo em que estão prescritas).
Quando o sol se levantar, ele segue para ‘Arafah e reza Zur e Asr, juntas na hora do Zur, fazendo para cada uma 2 raka’ah.
Se possível, deve tentar permanecer na mesquita de Namira até que o sol se ponha (caso contrário, pelo menos dentro dos limites de ‘Arafah, e recordar Allah e fazer tantas súplicas quanto possível enquanto olha para a Qibla).
O Profeta rezava assim:
“Não outra divindade que não seja Allah somente. Ele não tem parceiros. Toda a soberania e louvores são Seus e Ele tem o poder sobre todas as coisas.”
Se o peregrino ficar cansado, é permitido que ele tenha conversas agradáveis com seus companheiros ou que leia livros benéficos, principalmente aqueles referentes à misericórdia de Allah e Suas bênçãos abundantes.
Isto fortalecerá sua esperança em Allah .
Em seguida, ele retorna às suas súplicas e deve garantir que passe o fim do dia em súplicas porque a melhor das súplicas são as súplicas do dia de ‘Arafah.
Ao por-do-sol, ele vai de ‘Arafah para Muzdalifah e reza lá o Magrib, Isha e Fajr.
Se ele estiver cansado ou tiver pouca água, é permitido juntar as orações do Magrib e Isha.
Se ele achar que não chegará a Muzdalifah até depois da meia-noite, deve fazer a oração antes de chegar lá, porque não é permitido atrasar as orações até depois da meia-noite.
Em Muzdalifah, ele permanece em súplicas e recordando Allah até um pouco antes do sol nascer.
Se, na manhã seguinte ele estiver cansado e não puder acompanhar a multidão durante o lançamento das pedras (Ar-Ramy) em Mina, é permitido que ele vá para Mina no fim da noite para jogar as pedras em Jamrah antes da chegada da multidão.
Próximo ao nascer do sol, o peregrino vai de Muzdalifah para Mina.
Assim que chegar lá, fará o seguinte:
Essas três coisas devem ser feitas, de preferência, na ordem apresentada acima.
Porém, não há restrição se uma preceder a outra.
Depois de cumpridas as etapas acima, é permitido sair de Ihram.
O peregrino pode vestir suas roupas comuns e fazer tudo o que era lícito antes do Ihram, com exceção de relações sexuais com o cônjuge.
Ele vai a Meca para fazer o Tawaf e Sa’i.
Faz parte da Sunnah usar perfume antes de seguir para Meca.
Uma vez completados o Tawaf e Sa’i, o peregrino tem a permissão de fazer tudo o que era lícito antes do Ihram, inclusive relações sexuais com o cônjuge.
Terminado oTawaf e Sa’i, ele retorna a Mina para passar as noites do 11o. e 12o. dias lá.
Ele joga as pedras de Jamrah na tarde dos 11o. e 12o. dias.
Ele começa com o primeiroJamrah, que é o mais afastado de Meca, depois no meio e, finalmente, em Jamrah Al-Aqaba.
Em cada uma das etapas serão atirados 7 seixos consecutivamente, acompanhado do Takbir(dizer Allahu Akbar).
No primeiro Jamrah e no do meio, o peregrino pára para fazer suas súplicas olhando para a Qibla.
Nesses dois dias, não é permitido atirar as pedras antes da noite.
É melhor que o Jamrah seja alcançado a pé, mas a montaria é permitida.
Se ele estiver com pressa após lançar as pedras no 12o.dia, deixa Mina antes do por-do-sol.
Mas, se ele preferir prolongar sua permanência, que é o melhor, então ela passará a noite do 13o. em Mina e lançará as pedras naquela noite da mesma modo que fez no dia anterior.
Quando estiver pronto para retornar para seu país, ele faz o Tawaf al-Wadaa (Tawaf da Despedida), dando 7 voltas em torno da Caaba.
As mulheres menstruadas e as que estiverem de resguardo não são obrigadas a fazer o Tawaf al-Wadaa.
Ele vai ao túmulo do Profeta , e diante dele diz:
“Que a paz, a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam com você, ó Profeta. Que Allah lhe conceda uma boa recompensa em favor de seu povo.”
Ele dá um passo ou dois para a sua direita para se posicionar diante do túmulo de Abu Bakr, cumprimenta-o e diz “Que a paz, a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam com você, ó Abu Bakr, Califa do Mensageiro de Allah. Que Allah esteja satisfeito com você e lhe conceda uma boa recompensa em favor do povo de Muhammad.”
Em seguida, ele dá um ou dois passos para a sua direita e se posiciona diante do túmulo de ‘Umar, cumprimenta-o e diz “Que a paz, a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam com você, ó ‘Umar, Comandante dos Crentes. Que Allah esteja satisfeito com você e lhe conceda uma boa recompensa em favor do povo de Muhammad.”
Evitar o que Allah proibiu, tal como obscenidade, iniquidade e desobediência.
E Allah Sabe Melhor.
الله أعلم
Horário das orações