A importância da crença no al-Qadar

A vontade e o decreto divinos conhecido como predestinação

Qadar signifca que Allah estabeleceu tudo que acontece no Universo de acordo com o Seu prévio conhecimento, e que nos enviou o seu decreto.

A crença no al-Qadar inclui quatro pontos:

  • Crer que Allah sabe de todas as coisas, no geral e no particular, do início ao fim, seja ato Dele ou daqueles à Ele submissos;
  • Crer que Allah escreveu tudo no al-Lawh Mahfooz (o Livro dos Decretos);

    A respeito desses dois pontos, Allah diz (interpretação do sentido):

    أَلَمْ تَعْلَمْ أَنَّ ٱللَّهَ يَعْلَمُ مَا فِى ٱلسَّمَآءِ وَٱلْأَرْضِ ۗ إِنَّ ذَٰلِكَ فِى كِتَـٰبٍ ۚ إِنَّ ذَٰلِكَ عَلَى ٱللَّهِ يَسِيرٌۭ ٧٠

    Ignoras, acaso, que Deus conhece o que há nos céus e na terra? Em verdade, isto está registrado num Livro, porque éfácil para Deus.

    Al-Qur'an 22:70

    Em Saheeh Muslim (2653) narra-se que ‘Abd-Allaah ibn Amr ibn al-´Aas (que Allah esteja satisfeito com ele) diz : “Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: ‘Allah escreveu os decretos da Criação cinquenta mil anos antes de criar o Céu e a Terra’.”.

    E o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A primeira coisa que Allah criou foi a Caneta, e disse a ela: ‘Escreva!’. E a Caneta disse: ‘Oh Senhor, o que eu devo escrever?’. Ele disse: ‘Escreva os decretos de todas as coisas até que chegue a Hora’.” [Narrado por Abu Dawood, 4700, classificado como saheeh por Albaani em Saheh Abi Dawood].

  • Crer que tudo só acontece pela vontade de Allah, seja isso a respeito de Suas ações ou das ações das suas criaturas;

    Allah diz, a respeito das Suas ações (interpretação do sentido):

    وَرَبُّكَ يَخْلُقُ مَا يَشَآءُ وَيَخْتَارُ ۗ مَا كَانَ لَهُمُ ٱلْخِيَرَةُ ۚ سُبْحَـٰنَ ٱللَّهِ وَتَعَـٰلَىٰ عَمَّا يُشْرِكُونَ

    Teu Senho cria e escolhe da maneira que melhor Lhe apraz, ao passo que eles não têm faculdade de escolha. Glorificadoseja Deus de tudo quanto Lhe associam!

    Al-Qur'an 28:68

    يُثَبِّتُ ٱللَّهُ ٱلَّذِينَ ءَامَنُوا۟ بِٱلْقَوْلِ ٱلثَّابِتِ فِى ٱلْحَيَوٰةِ ٱلدُّنْيَا وَفِى ٱلْـَٔاخِرَةِ ۖ وَيُضِلُّ ٱللَّهُ ٱلظَّـٰلِمِينَ ۚ وَيَفْعَلُ ٱللَّهُ مَا يَشَآءُ

    Deus afirmará os fiéis com a palavra firme da vida terrena, tão bem como na outra vida; e deixará que os iníquos sedesviem, porque procede como Lhe apraz.

    Al-Qur'an 14:27

    هُوَ ٱلَّذِى يُصَوِّرُكُمْ فِى ٱلْأَرْحَامِ كَيْفَ يَشَآءُ ۚ لَآ إِلَـٰهَ إِلَّا هُوَ ٱلْعَزِيزُ ٱلْحَكِيمُ

    Ele é Quem vos configura nas entranhas, como Lhe apraz. Não há mais divindades além d'Ele, o Poderoso, oPrudentíssimo.

    Al-Qur'an 3:6

    E Ele diz, a respeito da Sua criação: (interpretação do sentido):

    إِلَّا ٱلَّذِينَ يَصِلُونَ إِلَىٰ قَوْمٍۭ بَيْنَكُمْ وَبَيْنَهُم مِّيثَـٰقٌ أَوْ جَآءُوكُمْ حَصِرَتْ صُدُورُهُمْ أَن يُقَـٰتِلُوكُمْ أَوْ يُقَـٰتِلُوا۟ قَوْمَهُمْ ۚ وَلَوْ شَآءَ ٱللَّهُ لَسَلَّطَهُمْ عَلَيْكُمْ فَلَقَـٰتَلُوكُمْ ۚ فَإِنِ ٱعْتَزَلُوكُمْ فَلَمْ يُقَـٰتِلُوكُمْ وَأَلْقَوْا۟ إِلَيْكُمُ ٱلسَّلَمَ فَمَا جَعَلَ ٱللَّهُ لَكُمْ عَلَيْهِمْ سَبِيلًۭا

    Exceto àqueles que se refugiarem em um povo, entre o qual e vós exista uma aliança, ou os que, apresentando-se a vós, estejam em dúvida quanto ao combater-vos ou combater a sua própria gente. Se Deus tivesse querido, tê-los-ia feitoprevalecer sobre vós e, seguramente, ter-vos-iam combatido; porém, se eles se retirarem, não vos combaterem e vospropuserem a paz, sabei que Deus não vos faculta combatê-los.

    Al-Qur'an 4:90

    وَكَذَٰلِكَ جَعَلْنَا لِكُلِّ نَبِىٍّ عَدُوًّۭا شَيَـٰطِينَ ٱلْإِنسِ وَٱلْجِنِّ يُوحِى بَعْضُهُمْ إِلَىٰ بَعْضٍۢ زُخْرُفَ ٱلْقَوْلِ غُرُورًۭا ۚ وَلَوْ شَآءَ رَبُّكَ مَا فَعَلُوهُ ۖ فَذَرْهُمْ وَمَا يَفْتَرُونَ

    Pela mesmo razão, temos apontado a cada profeta adversários sedutores, tanto entre os humanos como entre os gênios, que influenciam uns aos outros com a eloqüência de suas palavras; porém, se teu Senhor tivesse querido, não o teriam feito. Deixa-os, pois, com tudo quanto forjam!

    Al-Qur'an 6:112

    Todos os eventos, ações e acontecimentos ocorrem somente pela vontade de Allah.

    O que é da vontade de Allah acontecerá, e o que não é a vontade Dele não acontecerá.

  • Crer que tudo o que acontece é criado por Allah na sua essência, seus atributos e seus movimentos.

    Allah diz (interpretação do sentido):

    ٱللَّهُ خَـٰلِقُ كُلِّ شَىْءٍۢ ۖ وَهُوَ عَلَىٰ كُلِّ شَىْءٍۢ وَكِيلٌۭ

    Deus é o Criador de tudo e é de tudo o Guardião

    Al-Qur'an 39:62

    ٱلَّذِى لَهُۥ مُلْكُ ٱلسَّمَـٰوَٰتِ وَٱلْأَرْضِ وَلَمْ يَتَّخِذْ وَلَدًۭا وَلَمْ يَكُن لَّهُۥ شَرِيكٌۭ فِى ٱلْمُلْكِ وَخَلَقَ كُلَّ شَىْءٍۢ فَقَدَّرَهُۥ تَقْدِيرًۭا

    O Qual possui o reino dos céus e da terra. Não teve filho algum, nem tampouco teve parceiro algum no reinado. E crioutodas as coisas, e deu-lhes a devida proporção.

    Al-Qur'an 25:2

    E Allah nos diz que o Seu Profeta, Ibrahim Abraão, disse ao seu povo:

    وَٱللَّهُ خَلَقَكُمْ وَمَا تَعْمَلُونَ

    Apesar de Deus vos ter criado, bem como o que elaborais?

    Al-Qur'an 37:96

Se uma pessoa acredita nesses pontos, então ela acredita na vontade e no decreto divinos (al-Qadar).

Acreditar no al-Qadar, como descrito acima, não contradiz a ideia de que uma pessoa tenha livre-arbítrio.

Ela pode escolher fazer ou não fazer coisas que ela está apta a fazer, seja em atos de louvor ou de pecado.

Tanto a Sharia quanto a vida real indicam que as pessoas têm esse livre-arbítrio.

Quanto à Sharia, Allah diz, a respeito da vontade humana ( interpretação do sentido):

ذَٰلِكَ ٱلْيَوْمُ ٱلْحَقُّ ۖ فَمَن شَآءَ ٱتَّخَذَ إِلَىٰ رَبِّهِۦ مَـَٔابًا

Tal será o dia infalível; quem quiser, pois, poderá encaminhar-se para o seu Senhor!

Al-Qur'an 78:39

نِسَآؤُكُمْ حَرْثٌۭ لَّكُمْ فَأْتُوا۟ حَرْثَكُمْ أَنَّىٰ شِئْتُمْ ۖ وَقَدِّمُوا۟ لِأَنفُسِكُمْ ۚ وَٱتَّقُوا۟ ٱللَّهَ وَٱعْلَمُوٓا۟ أَنَّكُم مُّلَـٰقُوهُ ۗ وَبَشِّرِ ٱلْمُؤْمِنِينَ

Vossas mulheres são vossas semeaduras. Desfrutai, pois, da vossa semeadura, como vos apraz; porém, praticai boasobras antecipadamente, temei a Deus e sabei que compareceis perante Ele. E tu (ó Mensageiro), anuncia aos fiéis (abem-aventurança).

Al-Qur'an 2:223

E Ele diz, a respeito da capacidade humana (interpretação do sentido):

فَٱتَّقُوا۟ ٱللَّهَ مَا ٱسْتَطَعْتُمْ وَٱسْمَعُوا۟ وَأَطِيعُوا۟ وَأَنفِقُوا۟ خَيْرًۭا لِّأَنفُسِكُمْ ۗ وَمَن يُوقَ شُحَّ نَفْسِهِۦ فَأُو۟لَـٰٓئِكَ هُمُ ٱلْمُفْلِحُونَ

Temei, pois, a Deus, tanto quanto possais, Escutai-O, obedecei-Lhe e fazei caridade, que isso será preferível para vós! Aqueles que se preservarem da avareza serão os bem-aventurados.

Al-Qur'an 64:16

لَا يُكَلِّفُ ٱللَّهُ نَفْسًا إِلَّا وُسْعَهَا ۚ لَهَا مَا كَسَبَتْ وَعَلَيْهَا مَا ٱكْتَسَبَتْ ۗ رَبَّنَا لَا تُؤَاخِذْنَآ إِن نَّسِينَآ أَوْ أَخْطَأْنَا ۚ رَبَّنَا وَلَا تَحْمِلْ عَلَيْنَآ إِصْرًۭا كَمَا حَمَلْتَهُۥ عَلَى ٱلَّذِينَ مِن قَبْلِنَا ۚ رَبَّنَا وَلَا تُحَمِّلْنَا مَا لَا طَاقَةَ لَنَا بِهِۦ ۖ وَٱعْفُ عَنَّا وَٱغْفِرْ لَنَا وَٱرْحَمْنَآ ۚ أَنتَ مَوْلَىٰنَا فَٱنصُرْنَا عَلَى ٱلْقَوْمِ ٱلْكَـٰفِرِينَ

Deus não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito esofrerá mal quem o tiver cometido. Ó Senhor nosso, não nos condenes, se nos esquecermos ou nos equivocarmos! Ó Senhornosso, não nos imponhas carga, como a que impuseste a nossos antepassados! Ó Senhor nosso, não nos sobrecarregues como que não podemos suportar! Tolera-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu és nosso Protetor! Concede-nos a vitóriasobre os incrédulos!

Al-Qur'an 2:286

Estes versículos confirmam que o homem tem o livre-arbítrio, podendo escolher o que ele fará e o que não fará.

No que diz respeito à sua vida, todos sabem que têm o desejo e a capacidade de fazer o que queira e não fazer o que não queira.

E há a distinção entre as coisas que acontecem porque se quer, como, por exemplo, caminhar, e aquelas que acontecem sem que se espere, como, por exemplo, tremer de frio.

Porém, o desejo e a capacidade do homem estão subjugados à vontade e ao decreto de Allah, porque Allah disse ( interpretação do sentido):

لِمَن شَآءَ مِنكُمْ أَن يَسْتَقِيمَ

وَمَا تَشَآءُونَ إِلَّآ أَن يَشَآءَ ٱللَّهُ رَبُّ ٱلْعَـٰلَمِينَ

Para quem de vós se quiser encaminhar.

Porém, não vos encaminhareis, salvo se Deus, o Senhor do Universo, assim o permitir.

Al-Qur'an 81:28-29

Mas o Universo inteiro é domínio de Allah, e nada acontece em seus domínios sem o Seu conhecimento e Sua vontade.

Veja Risaalat Sharh Usool al-Eemaan by Shaykh Ibn ‘Uthaymeen.

E Allah Sabe Melhor.

الله أعلم

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