A Crença no Decreto Divino (seja ele "bom ou "mau)"

O Sexto Pilar da Crença Islâmica

Bifurcação
Barco navegando

É a crença que Deus, o Altíssimo,traçou um plano detalhado de toda a Sua criação, ou seja, o Decreto Divino (grosso modo, é a predestinação).

Logo, nada acontece por acaso ou por pura coincidência, e sim pela vontade e com a anuência de Deus.

Ele conhece o passado, o presente e o futuro. Nada, por menor que seja, escapa de Seu conhecimento.

No que tange ao ser humano, Deus o dotou de razão, discernimento e lhe deu o livre arbítrio.

No entanto esse livre arbítrio não é total, e sim parcial, e o homem só será julgado naquilo que tem como interferir através do uso da livre escolha.

Por exemplo, o homem não tem como escolher se nascerá em uma família rica ou pobre, se terá olhos claros ou escuros, a cor da sua pele, se gozará de boa saúde ou virá ao mundo alguma condição física especial, etc.

Teste

Assim, os fatos que ocorrem independentemente da sua vontade servem somente como um teste para o homem, para saber como irá se comportar diante de uma adversidade ou de uma bênção.

Ele será agradecido a Deus e paciente, ou se esquecerá de Deus e questionará os Seus desígnios, dizendo, por exemplo, que injustiça, por que isso foi acontecer logo comigo…?

O verdadeiro crente agradece a Deus quando Ele o agracia com algo bom, e quando lhe acontece algum ruim busca ter paciência diante daquele teste.

Ele sabe que Deus o está colocando à prova, e também o agradece por isso, sem, no entanto, ficar apático, e sim tentar as melhores maneiras de reverter a situação.

Muitas vezes nos deparamos com um acontecimento aparentemente ruim, e posteriormente observamos que aquilo desencadeou algo bom.

Isso acontece porque nossa percepção é limitada, se comparada àgrandeza de Deus. Daí a importância de se crer e aceitar o Seu Decreto, seja ele bom ou mau.

Planeta interligado

Afinal, Deus é o Sábio por excelência, sabe o que é melhor para Suas criaturas e devemos confiar Nele, não importa o que aconteça.

Temos também o exemplo da criança que está enferma e o médico diz ser necessário aplicar uma injeção, para que com aquele medicamento ela melhore.

Caso perguntemos ao menino o que ele acha sobre a injeção, certamente responderá que é muito ruim, pois por ter uma visão limitada em relação ao médico e ao seu pai só irá levar em consideração a dor que sofrerá naquele momento.

Mas se perguntarmos ao pai e ao médico eles dirão que, apesar da dor momentânea que o garoto sentirá, esse procedimento é necessário para que ele possa se recuperar. Logo, trata-se de algo benéfico.

Em outras palavras, Deus já possui o pré-conhecimento de todas as escolhas que o ser humano fará em sua vida, mas não o obriga a nada, pois caso isso ocorresse seria uma injustiça Deus castigar alguns com o inferno e premiar outros com o paraíso por atos que Ele os forçou a realizar.

Isso demonstra também que os muçulmanos não são fatalistas, como já se chegou a supor.

Assim sendo, cremos que o ser humano será julgado pela maneira com a qual utilizará seu livre arbítrio, ou seja, pelas suas ações, e pelo modo que reagirá aos testes que Deus lhe aplicar nesta vida.

E Allah Sabe Melhor.

الله أعلم

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