A Crença nos Profetas e Mensageiros

O Quarto Pilar da Crença Islâmica

Caligrafia Profeta Muhammad (SAWS)
Jardins da Babilonia

É a crença de que Deus não deixou as pessoas perdidas, sem um rumo, tendo enviado mensageiros e profetas dentre seus povos para orientarem as pessoas acerca do método estabelecido por Ele para ser adotado.

Eles serviram de exemplo, foram verdadeiros modelos de retidão e moral para suas respectivas comunidades, para que as pessoas pudessem se espelhar neles.

Logo, não compartilhamos e nem aceitamos descrições dos mensageiros e profetas como pessoas que tiveram más condutas morais, como são por vezes descritos em alguns livros sagrados.

Mensageiro é todo aquele para quem Deus revelou um livro (uma mensagem).

Profeta é todo aquele que vinha com a missão de confirmar a mensagem deixada por um mensageiro anterior, sem que tenha sido revelada para ele uma nova mensagem através de um livro.

Assim, todo mensageiro é também um profeta, mas os profetas não são mensageiros.

Podemos citar alguns exemplos.

Mussa Moisés foi um mensageiro, pois a ele foi revelado a Torá.

Harun Arão, seu irmão, foi um profeta que o auxiliou, confirmando a sua mensagem.

Issa Jesus foi um mensageiro, pois para ele foi revelado oEvangelho, enquanto Yahya João Batista foi um profeta (que a bênção e a paz de Deus estejam sobre todos eles).

De acordo com a nossa crença, nenhum profeta ou mensageiro tinha divindade alguma.

Eles apenas vieram com a função de pregar a mesma religião, ou seja, a mensagem do Islam (a submissão voluntária à vontade de Deus), e todos eles eram muçulmanos (submissos à vontade de Deus).

Nós compartilhamos de praticamente todos os profetas e mensageiros da cadeia judaico-cristã.

O Alcorão cita Nuh Noé como primeiro mensageiro, sendo o último, fechando a cadeia de profetas e mensageiros, Muhammad (que a bênção e a paz de Deus estejam sobre todos eles).

قُلْ ءَامَنَّا بِٱللَّهِ وَمَآ أُنزِلَ عَلَيْنَا وَمَآ أُنزِلَ عَلَىٰٓ إِبْرَٰهِيمَ وَإِسْمَـٰعِيلَ وَإِسْحَـٰقَ وَيَعْقُوبَ وَٱلْأَسْبَاطِ وَمَآ أُوتِىَ مُوسَىٰ وَعِيسَىٰ وَٱلنَّبِيُّونَ مِن رَّبِّهِمْ لَا نُفَرِّقُ بَيْنَ أَحَدٍۢ مِّنْهُمْ وَنَحْنُ لَهُۥ مُسْلِمُونَ ٨٤

Dize: Cremos em Deus, no que nos foi revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos, e no que, do Senhor, foi concedido a Moisés, a Jesus e aos profetas; não fazemos distinção alguma entre eles, porque somos, para Ele, muçulmanos

Al-Qur'an 3:84

Todos eles foram perseguidos ao pregar a mensagem do Islam, combatidos e renegados por grande parte de seus respectivos povos.

Acreditamos que Deus, o Altíssimo, permitiu que Seus profetas e mensageiros realizassem alguns milagres, como uma resposta aos desafios de seus povos, bem como para legitimar e assegurar a veracidade de suas condições de enviados de Deus e da mensagem que pregavam.

E Allah Sabe Melhor.

الله أعلم

Horário das orações

  • Fajr:
  • Alvorada:
  • Dhuhr:
  • Asr
  • Maghrib:
  • Isha:
Logomarca Mesquita da Luz

Mesquita da Luz | Masjid El-Nur - Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro

Rua Gonzaga Bastos, N° 77 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20541-000 Como chegar

Horários de Funcionamento

Sáb à Qui - Aberta em horário comercial para as orações e visitas sob agendamento

Sextas - Khutbah e Salat al-Jumu'ah a partir das 12h30

2024 SBMRJ | Mesquita da Luz anos da Hégira - Desenvolvido por Integrum