A Salat

O Segundo Pilar do Islam

Oração
Oração

A oração foi a primeira das adorações instituídas por Deus, o Altíssimo, no Islam, e será a primeira questão sobre a qual prestaremos conta no Dia do Juízo Final.

Uma das suas funções mais importantes, sem dúvida, é o elo que a sua prática estabelece entre o ser humano e Allah , não existindonenhum tipo de intermediário nesta ação.

Segundo a perspectiva islâmica, a ligação com o Criador na oração é direta.

É o momento em que nós, muçulmanos, pelo menos cinco vezes ao dia, em períodos alternados do mesmo, expressamos o nosso amor a Deus ao nos prostrarmos perante Ele, agradecendo por tudo aquilo que nos proporciona, pedindo perdão por nossas falhas e suplicando a Ele tudo o que desejamos.

Cinco vezes ao dia somos lembrados que Deus, o Altíssimo, está nos observando em cada atitude que tomamos.

Isso faz com que constantemente estejamos nos policiando para agir de acordo com o que agrada ao nosso Criador, pois temos a certeza que mesmo que as pessoas não vejam o que estamos fazendo, nada escapa do conhecimento de Deus.

Oramos conforme nos ensinou o último mensageiro de Deus para a humanidade, Muhammad .

Wudu

Antes de cada oração fazemos a ablução, que é uma lavagem parcial do corpo, pois para praticarmos esse ato diante de Deus, o Altíssimo, devemos estar purificados.

As roupas e o ambiente em que se vai rezar também devem estar limpos, sendo esta a razão pela qual o salão de oração das mesquitas geralmente é encarpetado.

Por isso somente se pisa ali descalço ou de meias, para evitar que possíveis impurezas presentes nos sapatos passem para o local onde as pessoas vão orar e se prostrar.

A oração feita em grupo tem uma recompensa maior do que a feita individualmente.

Salão da Mesquita Brasil

Apesar de o muçulmano poder fazer as orações em qualquer local minimamente apropriado, como no seu trabalho, em casa, na escola, etc, temos a Mesquita como templo islâmico.

Nela não há nenhum tipo de imagens.

É um grande salão onde os muçulmanos se alinham em fileiras, não existindo ali diferença entre rico e pobre, negro e branco, árabe e não árabe.

Todos ficam lado a lado diante do nosso Criador e se prostram perante Ele, em sinal de submissão a Deus, o Altíssimo.

Além de ser o espaço onde os muçulmanos realizam as suas orações em congregação, a mesquita também funciona como um verdadeiro centro social.

No momento da oração, na mesquita ou em qualquer outro lugar, todos rezam direcionados para a Kaaba, uma construção cúbica que demarca o primeiro local onde acreditamos que Adão orou para Deus, localizada em Meca, na Arábia Saudita.

Com isso se cria uma unidade entre os muçulmanos, que convergem em sua oração para um mesmo sentido, fazendo com que a cada segundo tenha sempre alguém adorando a Deus voltado para o mesmo ponto, ininterruptamente.

ٱتْلُ مَآ أُوحِىَ إِلَيْكَ مِنَ ٱلْكِتَـٰبِ وَأَقِمِ ٱلصَّلَوٰةَ ۖ إِنَّ ٱلصَّلَوٰةَ تَنْهَىٰ عَنِ ٱلْفَحْشَآءِ وَٱلْمُنكَرِ ۗ وَلَذِكْرُ ٱللَّهِ أَكْبَرُ ۗ وَٱللَّهُ يَعْلَمُ مَا تَصْنَعُونَ

Recita o que te foi revelado do Livro e observa a oração, porque a oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito; mas, na verdade, a recordação de Deus é o mais importante. Sabei que Deus está ciente de tudo quanto fazeis.

Al-Qur'an 29:45

Horário das orações

  • Fajr:
  • Alvorada:
  • Dhuhr:
  • Asr
  • Maghrib:
  • Isha:
Logomarca Mesquita da Luz

Mesquita da Luz | Masjid El-Nur - Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro

Rua Gonzaga Bastos, N° 77 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20541-000 Como chegar

Horários de Funcionamento

Sáb à Qui - Aberta em horário comercial para as orações e visitas sob agendamento

Sextas - Khutbah e Salat al-Jumu'ah a partir das 12h30

2024 SBMRJ | Mesquita da Luz anos da Hégira - Desenvolvido por Integrum