A Shahada

O Testemunho da Fé

Dedo apontado para o céu durante a Shahada
A Shahada

O primeiro pilar da religião é o testemunho de fé, em árabe a Shahada, que faz com que a pessoa se torne Muçulmana.

A shahada deve acontecer a partir do momento que o indivíduo, alicerçado pelo uso da razão e por intermédio da crença em seu coração, tem a convicção de que o Islam é uma religião revelada por Deus para toda a humanidade, e que Muhammad é Seu último profeta e mensageiro.

Ele deve externar isso verbalmente para pelo menos duas testemunhas muçulmanas, a fim de que a comunidade islâmica conheça o mais novo membro dessa grande família que é o Islam, felicitando-o e acolhendo-o.

A shahada consiste em pronunciar a seguinte frase:“Presto testemunho de que não há outra divindade (merecedora da nossa adoração) além de Deus Único, e presto testemunho que Muhammad é o Seu servo e mensageiro”.

A partir desse momento é como se aquela pessoa estivessenascendo de novo, abrindo-se um novo livro de registros o qual ela deverá, através dessa nova oportunidade proporcionada por Allah , preencher com boas ações.

Ibn Massud relatou que um grupo de pessoas perguntou ao profeta Muhammad :Mensageiro de Deus! Somos responsáveis pelas ações que cometemos antes do Islam?

Respondeu: Aqueles de vocês que realizaram boas ações no Islam não serão responsáveis (pelo que cometeram antes do Islam), no entanto aquele que realiza más ações (depois de ser muçulmano) será responsabilizado pelo mal que cometeu antes e depois do Islam (Compilado por Musslim).

Portanto, no Islam não existe nenhum ritual de batismo ou algo semelhante, até porque acreditamos que não carregamos o pecado de outras pessoas, como na questão do pecado original.

De acordo com o Islam, Adam Adão e Hawwa Eva pediram perdão pelos seus erros, e Deus, que é Misericordioso, os perdoou.

E mesmo que eles não tivessem pedido perdão, para nós o ser humano nasce puro, sem pecado algum, independentemente do que fizeram seus antepassados, pois cada um responde apenas por si, já que dispõe da razão e do livre-arbítrio.

E só começamos a prestar contas das nossas ações a partir da puberdade, que, de acordo com o Islam, é o momento em que passamos a ter responsabilidade legal sobre os nossos atos.

Outro ponto importante é que, no Islam, quem nasce dentro de uma família muçulmana não é “melhor” do que a pessoa que se reverteu ao Islam.

Afinal, Deus, o Altíssimo, utiliza a temência como parâmetro para distinguir quem é melhor. Quem for mais temente a Ele será o melhor aos olhos de Deus.

E Allah Sabe Melhor.

الله أعلم

Horário das orações

  • Fajr:
  • Alvorada:
  • Dhuhr:
  • Asr
  • Maghrib:
  • Isha:
Logomarca Mesquita da Luz

Mesquita da Luz | Masjid El-Nur - Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro

Rua Gonzaga Bastos, N° 77 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20541-000 Como chegar

Horários de Funcionamento

Sáb à Qui - Aberta em horário comercial para as orações e visitas sob agendamento

Sextas - Khutbah e Salat al-Jumu'ah a partir das 12h30

2024 SBMRJ | Mesquita da Luz anos da Hégira - Desenvolvido por Integrum