O Zakat

Zakat

Zakat é uma palavra árabe que não tem uma outra correspondente na língua portuguesa.

Dentre os seus significados possíveis estão aumento, crescimento, purificação.

O zakat diz respeito à responsabilidade social que o muçulmano deve ter em relação ao seu semelhante.

Temos a consciência de que todos os bens materiais que possuímos, na verdade, são dádivas de Deus, o Altíssimo, para conosco, que nos agraciou e nos capacitou para conseguir obtê-los.

Portanto, temos uma obrigação para com as pessoas menos favorecidas.

Por isso, ao final de um ano, após o muçulmano ter utilizado seu dinheiro com todas as suas necessidades, do valor que sobrar para ser guardado deverá observar se o montante está acima ou abaixo do equivalente a 85g de ouro ou 595g de prata.

Caso esteja acima, deve retirar 2,5% do valor que iria poupar e destinar a uma das categorias beneficiárias desse dinheiro que estão indicadas no Alcorão, como os pobres, os desempregados, os endividados, entre outros.

E se o valor a ser guardado estiver abaixo desse teto que foi estipulado, em vez de dar a pessoa se torna automaticamente uma beneficiária, tendo direito a receber esta ajuda.

Muitas vezes nos limitamos a criticar os governantes, mas esquecemos que também temos uma parcela de responsabilidade para diminuirmos as diferenças sociais.

Se cada pessoa que estivesse acima do teto estipulado fizesse isso certamente teríamos um mundo bem melhor, onde a desigualdade social, se não fosse eliminada, seria muito amenizada.

Por exemplo, ao auxiliar uma pessoa desempregada, o dinheiro do zakat pode ajudá-la a comprar um carrinho para vender sorvetes, e a partir daí começar a trabalhar, ganhar o seu sustento de forma digna e no futuro poder ser alguém que também estará distribuindo o zakat para outras pessoas.

Temos diversos exemplos na história que mostram que, quando os muçulmanos foram coerentes com o Islam e aplicaram corretamente o pilar do zakat, chegou um tempo em que não se encontrava na sociedade quem necessitasse dessa ajuda.

Isso ocorreu, por exemplo, no período do califa Omar Ibn Abdu Aziz, onde a pobreza foi erradicada e ninguém aceitava receber o dinheiro proveniente do zakat.

Nesse caso todos destinavam o dinheiro do zakat, que seria para ajudar os mais necessitados, a um fundo criado pelo Estado, e o governo utilizava esse valor para construir escolas, hospitais e outros bens de uso público.

Daí vemos o porquê de um dos significados de zakat ser aumento, crescimento, pois quando bem usado ele faz com que a sociedade floresça, e não que as pessoas percam dinheiro por destiná-lo aos mais pobres.

Quando aplicamos corretamente este pilar, inúmeros benefícios podem ser alcançados. Dentre eles, podemos citar:

  1. Purifica o coração de quem paga o zakat da avareza e do apego demasiado aos bens materiais, enquanto que elimina do coração de quem recebe a inveja, o rancor e o ódio dos que são mais favorecidos do que ele, diminuindo assim o chamado “conflito de classes”.
  2. Garante a segurança dentro da sociedade.
    Atualmente o que vemos são pessoas com muito dinheiro que vivem praticamente em prisões, devido à quantidade de instrumentos de segurança que necessitam dispor, como alarmes, câmeras, cercas elétricas, etc.
    Outros por vezes não podem usufruir de tudo que têm por temerem assaltos, sequestros e outros crimes.
    Quando o zakat é aplicado corretamente, ao diminuírem as diferenças sociais esses problemas com a segurança também diminuem, melhorando consideravelmente a qualidade de vida das pessoas.

Vale ressaltar que existe uma diferença entre zakat e caridade.

O zakat é uma obrigação religiosa para todo muçulmano que esteja dentro dos quesitos estipulados, como ser distribuído após o período de um ano, dentro de uma percentagem também indicada e para um grupo determinado de pessoas, ou seja, os beneficiários que foram mencionados no Alcorão.

Ao passo que a caridade pode ser dada a qualquer momento, para qualquer pessoa, em qualquer valor, sendo uma prática voluntária e muito incentivada pelo Islam, mas não obrigatória.

E Allah Sabe Melhor.

الله أعلم

Horário das orações

  • Fajr:
  • Alvorada:
  • Dhuhr:
  • Asr
  • Maghrib:
  • Isha:
Logomarca Mesquita da Luz

Mesquita da Luz | Masjid El-Nur - Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro

Rua Gonzaga Bastos, N° 77 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20541-000 Como chegar

Horários de Funcionamento

Sáb à Qui - Aberta em horário comercial para as orações e visitas sob agendamento

Sextas - Khutbah e Salat al-Jumu'ah a partir das 12h30

2024 SBMRJ | Mesquita da Luz anos da Hégira - Desenvolvido por Integrum