A Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro (SBMRJ) foi fundada em 1951 por um grupo de imigrantes que se reunia para a realização das orações de sexta-feira, não se preocupando muito em desenvolver um trabalho de divulgação externo, limitando-se à celebração das orações, casamentos e funerais. No entanto, em 1993, assumiu a direção da Sociedade um grupo de jovens muçulmanos de diversas origens. Alguns eram ex-estudantes de universidades islâmicas, e através da realização de seminários, palestras e cursos para divulgação e introdução ao Islam e ao idioma árabe, elaboraram um programa de trabalho para este fim, cujos princípios eram a observância e a coerência com o Alcorão, com a Sunna confirmada do profeta Muhammad (SAAS) e com a Jurisprudência Islâmica.
Desenvolveu-se, então, uma metodologia adequada à compreensão dos brasileiros não falantes do idioma árabe aos preceitos islâmicos, que tem obtido como resultado a crescente adesão de brasileiros ao Islam. Atualmente, cerca de 70% dos irmãos frequentadores desta Sociedade são brasileiros revertidos à religião islâmica.
A entidade instalou-se inicialmente em duas salas de 40m2 no centro da cidade do Rio de Janeiro. Tanto o seu tamanho quanto a sua localização já não estavam mais atendendo as necessidades da comunidade. Quanto ao tamanho, devido ao crescimento do número de muçulmanos, e quanto à localização, por aquela área ter se tornado, com o passar do tempo, perigosa após o horário comercial, e também como em ponto de prostituição, o que tornava difícil o acesso de famílias muçulmanas para as atividades na instituição. Foi então que, em dezembro de 2005, compramos um imóvel de 525m2 para que ali fosse construído o novo centro islâmico, a Mesquita da Luz (Masjid An-Nur), a fim de atender os novos anseios da comunidade muçulmana do Rio de Janeiro.
A SBMRJ é reconhecida pela Liga Islâmica Mundial, pelo Ministério de Awqaf e Assuntos Religiosos do Kuwait e pelo Ministério de Awqaf e Assuntos Religiosos do Qatar, sendo referenciada pelas embaixadas da Arábia Saudita, do Kuwait e dos Emirados Árabes Unidos, e também referenciada pelo Consulado Geral da República Árabe do Egito no Rio de Janeiro.
A SBMRJ é a única entidade reconhecida pela União Nacional das Entidades Islâmicas (UNI) e pelo Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil como representante da comunidade islâmica no Estado do Rio de Janeiro.
A SBMRJ foi declarada de Utilidade Pública pela Lei 3765 de 3 de junho de 2004, sendo composta pelos seguintes departamentos: Departamento Educacional, Departamento Assistencial e Social, Departamento Financeiro e Departamento Feminino.
Horário das orações